quarta-feira, 25 de março de 2015

PCB 93 anos!

Na luta pela construção do Poder Popular, rumo ao socialismo!

No dia 25 de março de 1922, trabalhadores brasileiros reuniram-se em Niterói, Rio de Janeiro. Nesse dia, foi fundado o Partido Comunista Brasileiro, PCB. Eram representantes de vários agrupamentos comunistas que existiam pelo país. Estavam marcados pelos acontecimentos da Revolução Russa, pelos movimentos grevistas que agitavam as ruas e fábricas, e desejavam lutar para transformar o Brasil. Criaram um Partido para combater a opressão e tinham no horizonte a perspectiva do socialismo, como forma de emancipação humana.
Esse instrumento da classe operária brasileira floresceu, participou das lutas mais importantes do século XX, esteve ao lado dos trabalhadores do campo e da cidade nas suas jornadas mais emblemáticas. Ao longo da história de luta do PCB, dezenas de militantes foram presos, torturados e assassinados, mas a nossa bandeira nunca parou de tremular.
A presença intelectual e política do PCB deixou marcas indeléveis na sociedade brasileira. Afinal, na história do século XX, lutaram conosco Graciliano Ramos, Jorge Amado, Oswald de Andrade, Portinari, Di Cavalcanti, Pagú, Mário Lago, Francisco Milani, Rui Facó, Monteiro Lobato, Caio Prado Jr., Paulo da Portela, Silas de Oliveira, Alberto Passos Guimarães, Nelson Werneck Sodré, Mário Schenberg, Nise da Silveira, Carlos Drummond de Andrade, Gianfrancesco Guarnieri, Oduvaldo Vianna Filho, Adolfo Lutz, Cícero Dias, Aparício Torelly (Barão de Itararé), Dias Gomes, Paulo Leminski, Vladimir Herzog, Nelson Pereira dos Santos, Leon Hirszman, Oscar Niemeyer, João Saldanha e milhares dos melhores filhos da classe trabalhadora.
Nós, comunistas brasileiros, nascemos há 93 anos à luz da Revolução Russa e sua grande esperança de mudar o mundo. Guardamos esta luz, acalentamos esta mesma esperança e a vivificamos com nossa luta e o sangue dos que se foram para, agora, mais do que nunca, reafirmar: para salvar a humanidade é necessário superar a ordem capitalista e o mundo burguês, e o caminho desta superação é a Revolução Socialista.
Contra a ordem capitalista e a hegemonia burguesa, é preciso construir o Poder Popular e a contra-hegemonia dos trabalhadores. Devemos ampliar e aprofundar as ações no plano tático voltadas para o fortalecimento da organização e da consciência de classe dos trabalhadores, com vistas à correta ocupação dos espaços políticos, no sentido da construção e aprofundamento dos mecanismos necessários ao desenvolvimento da luta contra-hegemônica. É tarefa premente o fortalecimento de nossa atuação no plano das lutas sindicais e da juventude, na organização dos trabalhadores do campo, das mulheres, dos negros e demais movimentos populares, assim como a denúncia cotidiana do capitalismo e a divulgação das ideias socialistas e comunistas.
O PCB está e sempre estará presente e ativo em todos os espaços de luta, traçando, desde agora, o caminho da Revolução Socialista no Brasil. Queremos construir, com todos aqueles que lutam por transformações radicais da sociedade, uma frente anticapitalista e anti-imperialista, com a perspectiva de movimentar o bloco revolucionário do proletariado. Para aqueles que ousam ser os protagonistas do presente e do futuro, para a classe trabalhadora, único sujeito capaz de realizar esta transformação radical, oferecemos nossos braços camaradas.
Nesse sentido, ao comemorar 93 anos de fundação, o PCB entende que os problemas do Estado do Paraná e do Brasil, decorrem do aumento da presença do capitalismo em nossa vida cotidiana.
            É preciso mudar, radical e profundamente, nosso modo de vida. Não há solução sob a forma capitalista, sob a economia mercantil e sob a sociedade burguesa. Não há saída reformista que dê jeito. O PCB defende que somente a Revolução Socialista, entendida como um forte e poderoso processo de lutas populares que desemboque na construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo e à ordem burguesa, será capaz de realmente resolver os problemas vividos pelos trabalhadores e setores populares.
            Os trabalhadores e a juventude que buscam uma organização política revolucionária para militar no sentido da revolução socialista, vão encontrar no PCB, não um Partido que considera ter a exclusividade de todas as respostas aos desafios que nos são colocados, ou ainda, um reduto das lideranças infalíveis. Nosso Partido é sim um organismo vivo, em construção permanente, onde a elaboração coletiva, a democracia interna, a solidariedade e a camaradagem entre seus membros estão na base de uma saudável convivência militante.
Somos combatentes, somos convictos de nossos ideais, somos marxistas, queremos ser seres humanos integrais em uma humanidade emancipada, somos internacionalistas, somos anticapitalista. Fomos, somos e seremos comunistas. Somos o Partido Comunista Brasileiro, somos o PCB!
Queremos sim, uma Pátria Livre e Forte, sem explorados e sem exploradores, essa é a nossa essência, não temos pressa o povo é dono do seu próprio destino, o cupim  da corrupção está comendo o Capitalismo e desabará na cabeça do Imperialismo. VIVA a luta e a resistência dos trabalhadores, com elas Virá o Poder Popular.
PCB! Na luta pela construção do poder popular, rumo ao socialismo!
Trabalhadores do mundo: uni-vos!

PCB Ponta Grossa!
Inspirado no texto das comemorações dos 90 anos do PCB!

Nenhum comentário:

Postar um comentário